CONSELHO DE SAÚDE | REDES ESTRUTURANTES

O Conselho de Saúde Sul-americano (CSS) é formado por seis Redes Estruturantes, compostas por Instituições indicadas pelos Ministérios de Saúde dos 12 países membros da UNASUL. Essas instituições devem ser capazes de operar de maneira eficaz, eficiente e sustentável os sistemas e serviços de saúde por meio de atividades de Pesquisa & Desenvolvimento e formação de pessoal. A coordenação das Redes é definida pela eleição de uma de suas Instituições pelo Grupo Técnico de Recursos Humanos, tendo um mandato de quatro anos.

RINS

A Rede dos Institutos Nacionais de Saúde (RINS), criada em março de 2010, no Peru, está integrada aos Institutos Nacionais de Saúde (INS) ou a instituições similares dos países membros da Unasul. Sua missão é contribuir para o desenvolvimento de políticas de saúde com soluções científicas e tecnológicas para os problemas sanitários. Ela também busca o desenvolvimento dos Sistemas de Saúde das Nações Sul-Americanas, mediante a integração e o fortalecimento dos INS e seus homólogos, com a finalidade de alcançar o melhoramento das condições de vida, a redução das desigualdades sociais em saúde e o bem-estar dos povos sul-americanos.

Clique aqui para visitar o site da RINS.

RETS

A Rede de Escolas Técnicas de Saúde da Unasul (RETS) é uma articulação entre instituições e organizações envolvidas com a formação e qualificação de pessoal técnico da área da saúde nas Américas e no Caribe, Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop) e Portugal. Durante seus primeiros cinco anos de funcionamento, entre 1996 e 2001, a RETS englobava apenas países latino-americanos. Sua reativação teve início em 2005, quando a Secretaria Executiva foi transferida para a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que é Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde para a Educação de Técnicos em Saúde. Um dos principais desafios dessa nova fase é expandir a Rede para outras regiões, incluindo todos os países que fazem parte da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Clique aqui para visitar o site da RETS.

RINC

A Rede de Institutos e Instituições Nacionais de Câncer (RINC) é uma estratégia de articulação e cooperação entre instituições públicas, de âmbito nacional, nos países membros da UNASUL e nos demais países da América Latina. Formada a partir da orientação do Conselho de Saúde da Unasul, a RINC tem a responsabilidade de elaborar e/ou executar políticas e programas para o controle de câncer na região da América do Sul. Seu objetivo é somar esforços regionais para trabalhar em rede em busca de fortalecimento da prevenção e controle integral do câncer na região da Unasul.

Clique aqui para visitar o site da RINC.

RESP

A Rede de Escolas de Saúde Pública da Unasul (RESP) é uma rede de escolas de governo em saúde, formada por instituições que atuam na formação de recursos humanos para os sistemas de saúde dos países membros do bloco, indicadas por seus respectivos ministros. A RESP se propõe a articular diretamente com as políticas nacionais de saúde dos países membros, constituindo um espaço de integração para a produção de novas tecnologias que contribuam para o aperfeiçoamento dos sistemas de saúde da região.

A RESP constitui uma plataforma proativa para intercâmbio de informações, compartilhamento de conhecimento e construção de capacidades. A rede tem como objetivo promover educação, investigação e intercâmbios técnicos, de modo que se crie uma infraestrutura educacional para o desenvolvimento da força de trabalho em saúde pública.

Clique aqui para visitar o site da RESP.

Rede de Gestão do Risco de Desastres

A Rede de Gestão do Risco de Desastres foi criada mediante resolução 04/2012 do Conselho de Saúde Sul-Americano e é coordenada pelo Ministério da Saúde do Peru em alternância com o Ministério de Saúde do Chile. A criação da rede aconteceu no marco da política de consolidação de espaços de integração regional e tem por objetivo a redução do risco e a resposta oportuna e adequada em situações de desastre na perspectiva da saúde.

REDSSUR-ORIS

Constituída na Reunião Regional de Alto Nível de Cooperação Internacional em Saúde, a Rede de Assessorias de Relações Internacionais e de Cooperação Internacional em Saúde (REDSSUR-ORIS) é uma estratégia de articulação que busca promover o fortalecimento institucional dos Ministérios de Saúde da Unasul através do aprimoramento e da intensificação da cooperação interregional, regional e internacional. É uma rede que busca aperfeiçoar a coordenação das ações de cooperação técnica interregional; promover uma maior articulação entre as Assessorias de Relações Internacionais em Saúde (ORIS) com o intuito de melhorar os processos de cooperação na região; e promover a capacitação contínua dos membros da ORIS e dos técnicos dos Ministérios da Saúde que atuam no âmbito internacional.

LOGIN
MAPA
Usuário:
Senha:
FACEBOOK
TWITTER
Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde
Av. Rio Branco,151, 19º andar, Centro - Rio de Janeiro, RJ
Brasil - CEP 20040-911. Tel.: + 55 21 2505-4400
® 2011 Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde. Todos os direitos reservados Desenvolvimento: Integração Web